Trabalhos especiais em altura

Confira as últimas notícias em nosso blog.

Olá

Seja bem-vindo(a) ao blog da Top Team Brasil!

Trabalhos especiais em altura

Trabalhos especiais em altura

O trabalho em altura apresenta riscos que exigem muita técnica e cuidados para manter a segurança da equipe e dos negócios.

O Trabalho em Altura convencional é definido pela legislação brasileira da seguinte maneira: “Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda”.

Já os Trabalhos Especiais em Altura são aqueles que, além das características convencionais, são desempenhados em locais de difícil acesso, em espaços confinados, ou ainda em eventos.

Tipos de trabalhos especiais em altura

Ao se falar em trabalhos especiais em altura, você deve olhar para cima e imaginar a quantidade de serviços que precisam ser realizados em espaços abertos ou fechados acima do nível da sua cabeça.

Quantos de nós já vimos o vizinho arriscando uma poda de árvore? Parece ser algo muito corriqueiro, mas não é! Ou então aquele trabalho em altura super específico como manutenção em barragens e encostas, por exemplo, onde se exige um grau técnico muito alto.

É a experiência e a totalidade dos equipamentos necessários que confere a esses trabalhos uma categoria especial.

Você sabia que o Brasil é um dos países que mais registra acidentes de trabalho? E um dos maiores problemas que nos dá a 4º posição como país com mais acidentes é a falta de planejamento.

Um problema como este pode ser atribuído, em grande parte, à negligência em adotar as medidas necessárias de segurança em situações que, aparentemente, não requerem a segurança completa, ou alguns ambientes que exigem maior perícia para o bom desenvolvimento do trabalho.

Vejamos alguns exemplos de trabalhos especiais em altura:

  • Trabalho de montagem e desmontagem de shows, eventos e cenografia, ou estruturas e plantas industriais;
  • Serviços em ambientes especiais com risco controlado;
  • Manutenção em mastros;
  • Poda de árvores;
  • Trabalhos em espaços confinados;
  • Manutenção em barragens, encostas e plataformas;
  • Instalação de tubulações e réguas medidoras em represas;
  • Inspeções e manutenções em torres eólicas;
  • Trabalhos em poços e escavações;
  • Manutenção de fornos e caldeiras.

Legislação para os trabalhos especiais em altura

O trabalho especial em altura encaixa-se nas definições da Norma Regulamentadora 35, que trata dos requisitos e das medidas de proteção para trabalhos em altura, bem como da Norma Regulamentadora 33 (segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados), norma responsável por estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

A Top Team Brasil trabalha para manter-se adequada à todas as normas referentes ao trabalho em altura e aos trabalhos especiais em altura, incluindo as já citadas NR 35 e NR 33, bem como a NR 6, referente aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) .

Assim como para os serviços comuns de manutenção predial e industrial, o êxito na execução de trabalhos especiais em altura depende da experiência e da qualificação comprovada pela empresa contratada, evitando acidentes e reafirmando o compromisso com a segurança de todos os envolvidos.

Vale lembrar que problemas na execução dos trabalhos em altura culminam na responsabilização também do contratante. Portanto, se você ou sua empresa necessita de trabalhos em altura, fale com quem tem experiência no ramo e garante a qualidade dos serviços prestados!


SOLICITE UM ORÇAMENTO

Trabalho e Soluções em Altura é com a Top Team Brasil.


Os campos com * são obrigatórios