Trabalho em altura - Qualificação e Segurança

Confira as últimas notícias em nosso blog.

Olá

Seja bem-vindo(a) ao blog da Top Team Brasil!

Trabalho em altura - Qualificação e Segurança

Trabalho em altura - Qualificação e Segurança

Já parou para pensar como as atividades se desenvolvem nas alturas? Limpeza de fachadas, instalação e manutenção de elementos que ficam suspensos lá no alto, entre tantas outras coisas que se desenvolvem a mais de 2 metros do solo, requerem qualificação e segurança para poderem ocorrer.

O trabalho em altura necessita de diversos cuidados com a segurança dos profissionais que o executam e, por isso, é muito importante que todas as normas de segurança sejam respeitadas.

Quando a qualificação é deixada de lado, abre-se espaço para os incidentes.

Conheça as causas mais comuns de acidentes em altura:

  • Profissionais desqualificados: podem se apresentar no mercado profissionais que não possuem o treinamento necessário para os trabalhos em altura ou em locais confinados, ocasionando riscos para si mesmos e responsabilização para a empresa que os contratou.
  • Falta de planejamento.
  • Equipamento de segurança inadequado: a não utilização, ou utilização parcial, dos equipamentos obrigatórios para a execução dos trabalhos em altura submetem o profissional a um alto risco de acidente, sendo que eventuais substituições por modelos similares ou de menor custo podem custar, literalmente, a própria vida.
  • Inspeção inadequada do equipamento de segurança: a negligência para com a manutenção dos equipamentos também pode ser um estímulo ao acidente de trabalho.
  • Comunicação inadequada entre os profissionais: na ausência de uma comunicação adequada entre os profissionais que desenvolvem o trabalho, alguns procedimentos importantes podem deixar de ser observados, ocasionando riscos e problemas.
  • Carga horária excessiva: o estresse por sobrecarga de trabalho pode ser muito perigoso quando tratamos de trabalho em altura, o qual exige um alto grau de cuidado e atenção.

Boas práticas e atendimento à legislação são, portanto, essenciais quando se busca o sucesso no desenvolvimento dos trabalhos em altura.

Vamos ver então como resolver as deficiências listadas acima.

  • Profissionais qualificados: saber escalar não basta. Para desenvolver trabalho em altura, a pessoa precisa ter concluído os cursos exigidos pela Norma Regulamentadora NR 35 e demais legislações pertinentes à área. Estes cursos são disponibilizados por empresas certificadas em trabalho em altura e envolvem teoria e prática, além de uma prova para obtenção da certificação.
  • Planejamento: prestadores de serviços em altura têm como regra o planejamento, a supervisão e a execução dos planos de trabalhos em altura. Este planejamento envolve a definição dos equipamentos necessários, a quantidade de materiais, a quantidade de profissionais envolvidos, entre outros aspectos pertinentes ao trabalho. Cada local para trabalho em altura possui as suas especificidades, exigindo, portanto, a elaboração de um plano de atuação que elimine qualquer risco à segurança dos profissionais envolvidos.
  • Equipamentos de segurança obrigatórios: qualquer trabalho a mais de 2 metros do solo requer a utilização dos equipamentos listados pelas normas pertinentes à área. Estes equipamentos devem obedecer a todas as especificidades requeridas pela legislação, sendo que os fabricantes também precisam estar em dia com as certificações para poderem comercializar estes produtos no mercado.
  • Inspeção periódica dos equipamentos de segurança: todos os equipamentos de segurança devem ser periodicamente inspecionados, sendo submetidos a um rigoroso controle de qualidade, de forma a verificar sua adequação ao trabalho e legislação pertinente.
  • Comunicação adequada: é preciso que a equipe esteja em sintonia para a execução dos trabalhos e com uma linha de comunicação clara e objetiva. A comunicação adequada entre os profissionais responsáveis pelo trabalho faz com que os procedimentos sejam corretamente observados e o trabalho se desenvolva com maior segurança e agilidade.
  • Carga horária respeitada: no trabalho em altura, toda atenção é necessária, neste sentido, os profissionais devem estar com o repouso em dia e com os reflexos bem aguçados para o desenvolvimento da atividade.

Níveis de certificação N1, N2 e N3

No trabalho em altura, os alpinistas industriais são divididos em três níveis de certificação: N1, N2 e N3.

  • Os profissionais N1 são encarregados da execução das tarefas. Para este nível são necessárias 8 horas de teoria e 32 horas de prática, num total de 40 horas mais prova de certificação.
  • Os trabalhadores que possuem certificação N2 respondem pela liderança da equipe. Para este nível, 8 horas de teoria e 32 horas de prática são exigidas, também com um total de 40 horas mais prova de certificação.
  • O técnico N3 é o responsável pelo planejamento do sistema de segurança e análise dos riscos. Este nível, mais restrito e muito mais qualificado, demanda 16 horas de teoria e 32 horas de prática, perfazendo um total de 48 horas e prova de certificação.

Qualificação profissional como um valor

Com todos os riscos envolvidos no trabalho em altura, percebemos o quanto é importante a contratação de profissionais qualificados e que observam todas as normas de segurança.

Vale ressaltar que o contratante é corresponsável no caso de acidente de trabalho, não podendo isentar-se da responsabilidade por desconhecimento da legislação. Neste cenário, para evitar dor de cabeça, o melhor é contratar empresas adequadas às exigências legais de Trabalho em Altura.

A Top Team Brasil é referência no segmento de prestação de trabalhos em altura para condomínios, indústrias, armazéns, entre outros estabelecimentos comerciais, possuindo um corpo técnico qualificado e com vasta experiência, detentor dos níveis de qualificação profissional para trabalho em altura N1, N2 e N3, além da certificação internacional IRATA.

Contrate quem é referência no segmento.

Pensou em trabalho em altura, pensou Top Team Brasil!

Tags: trabalho em altura; nr 35; segurança em altura; acidentes em altura; certificação irata; acesso por corda; alpinismo industrial; equipamentos de segurança


SOLICITE UM ORÇAMENTO

Trabalho e Soluções em Altura é com a Top Team Brasil.


Os campos com * são obrigatórios

Artigos sugeridos