Confira as últimas notícias em nosso blog.
Poda de Árvores é trabalho especial em altura
Razões para contratar profissionais qualificados

Você sabia que a poda de uma árvore de grande porte é considerada um trabalho especial em altura?
Em primeiro lugar, devemos entender o que significa o trabalho especial em altura. Segundo a legislação brasileira, o trabalho em altura é caracterizado quando realizada “atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda”.
Os trabalhos especiais em altura, além de serem realizados acima de 2 metros do solo, possuem características mais específicas, pois são desempenhados em ambientes de difícil acesso ou locais cercados por equipamentos e estruturas de grande porte e, portanto, exigem destreza e maior perícia no planejamento, execução e manuseio dos equipamentos.
É muito comum presenciarmos situações em que os próprios moradores tentam realizar a poda de árvores na sua residência. No entanto, essa é uma tarefa que depende de experiência e uma gama de equipamentos e técnicas que asseguram um trabalho dentro do planejado, de forma rápida, eficiente e segura.
Trabalhos dessa natureza, quando realizados por pessoas sem experiência e sem equipamentos adequados, expõem essas pessoas a um alto risco de acidentes com cabos e fiações, além das quedas, muitas vezes fatais.
Você sabia que no Paraná, a poda de árvores, assim como a construção civil e trabalhos de manutenção predial, configura uma das maiores causas de acidentes com choque elétrico?
A poda de árvores e suas peculiaridades
A poda de árvores, assim como os demais trabalhos especiais em altura, requer uma série de técnicas de alpinismo industrial.
Não apenas nas técnicas e na experiência está a segurança contra os riscos deste trabalho, mas também na legislação brasileira. Podemos citar aqui algumas normas:
- Norma Regulamentadora 6 - Norma que trata da correta utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs).
- Norma Regulamentadora 10 - Relativa à segurança nos trabalhos em instalações e serviços em eletricidade.
- Norma Regulamentadora 12, anexo V - Regras de segurança no manuseio de máquinas, equipamentos e motosserra.
- Norma Regulamentadora 33 - Traz as regras que norteiam os trabalhos em espaços confinados.
- Norma Regulamentadora 35 - Norma relativa aos trabalhos em altura. Trata das obrigações, responsabilidades e orientações acerca do planejamento, organização e execução dos trabalhos.
Benefícios da execução profissional da poda de árvores
A poda de árvores feita por profissional qualificado possui muitos benefícios, além da integridade física da pessoa que o realiza. Vejamos:
- Manutenção do ambiente urbano;
- Redução dos riscos de queda;
- Redução dos riscos de acidentes com choque elétrico;
- Redução de danos à rede elétrica;
- Manutenção da saúde da vegetação local.
Podemos compreender, portanto, a relevância do cuidado com tarefas que, muitas vezes, podem aparentar ser simples, como uma poda de árvores, mas que, na verdade, requerem um conhecimento técnico aprofundado, baseado em normas, orientações e equipamentos específicos para tal.
Não deixe que as tarefas residenciais ou um programa de final de semana no quintal de casa se torne um pesadelo. Conte sempre com a experiência de uma empresa qualificada para isso, que disponha de equipe, rigor técnico e segurança para todos.
Tags: Trabalho em altura; nr 35; manutenção predial; manutenção industrial; trabalhos especiais em altura; acesso por corda; alpinismo industrial; risco controlado; legislação; nr 33, poda de árvores; nr 6; nr 10, nr 12