Manutenção Industrial e Manutenção Predial

Confira as últimas notícias em nosso blog.

Manutenção Industrial e Manutenção Predial

A Importância da Conservação das Estruturas e Equipamentos

Manutenção Industrial e Manutenção Predial

A Manutenção Industrial e a Manutenção Predial têm fundamental importância tanto para manter a funcionalidade dos equipamentos e do ambiente de trabalho, bem como para a própria segurança dos colaboradores. Assim, a qualidade do produto ou serviço de uma empresa é diretamente dependente da manutenção destinada às suas instalações.

Neste cenário, os gestores precisam estar atentos para realizarem todas as manutenções necessárias ao bom funcionamento de sua empresa, de forma periódica, a fim de evitarem danos futuros.

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Manutenção Industrial

A manutenção industrial inclui os serviços destinados a garantir a conservação dos equipamentos e da estrutura física, tais como:

  • Pinturas industriais;
  • Limpeza das estruturas metálicas;
  • Limpeza de caixa d’água;
  • Instalação de banners, letreiros e decoração;
  • Instalação de pára-raios.

O trabalho em altura realizado para a manutenção industrial deve ser sempre monitorado por profissional certificado que irá avaliar os riscos existentes e exigir os planos necessários para a execução das tarefas e a segura atuação dos profissionais, bem como equipe capacitada para a realização da tarefa.

A manutenção industrial pode ser dividida em algumas categorias, cada qual com a sua peculiaridade. São elas: a corretiva, a preventiva e preditiva. Vejamos.

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva busca solucionar problemas. No ambiente industrial, quando equipamentos ou máquinas apresentam problemas, a manutenção corretiva entra em ação e restabelece o funcionamento do equipamento. Assim, esta é uma manutenção que demonstra seu valor após o surgimento de defeitos ou problemas.

A manutenção corretiva pode ser dividida em duas categorias: a manutenção planejada e a não planejada.

Planejada: utilizada para problemas previsíveis e não emergenciais, ou ainda quando nota-se queda de desempenho em equipamentos, por exemplo.

Não planejada: realizada quando ocorrem falhas em equipamentos e maquinário de forma imprevisível. Muitas vezes, sua atuação é emergencial.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva, como o nome diz, visa evitar danos aos equipamentos através de uma ação anterior de prevenção.

Este tipo de manutenção é mais indicado do que manutenção corretiva, pois antecipa-se ao problema e minimiza a ocorrência de ações emergenciais e, na maior parte dos casos, impensadas.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva caracteriza-se pelo monitoramento periódico dos equipamentos de acordo com o estado do maquinário e a depender desses dados coletados.

A seriedade com que tratamos a manutenção com um programa de monitoramento tem a capacidade de evitar uma série de falhas da empresa, tais como problemas na linha de produção, acidentes de trabalho, danos ao meio ambiente e prejuízos de modo geral.

Manutenção Predial

Chamamos de Manutenção Predial a manutenção realizada em edifícios, incluindo suas diversas necessidades. Este cuidado com a integridade do edifício pode evitar acidentes e danos, além de ser muito mais barato que serviços de reparo, mostrando seu bom custo-benefício.

A definição para manutenção predial, segundo a NBR 5674, é a seguinte: “conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários”.

Através da manutenção predial, podemos manter a integridade e a segurança do edifício, bem como seu valor.

Vejamos alguns serviços inclusos na manutenção predial:

  • Inspeção de instalações elétricas e hidráulicas;
  • Inspeção de áreas comuns, sistemas de segurança e de equipamentos;
  • Verificação de elevadores e instalações de gás;
  • Impermeabilização do piso após a detecção de infiltração;
  • Reparos em rachaduras e fissuras na estrutura predial;
  • Troca de peças e manutenção de elevadores;
  • Instalação de banners, painéis e iluminação;
  • Limpeza de vidros;
  • Limpeza de fachadas;
  • Limpeza de telhados;
  • Manutenção de pastilhas;
  • Pintura;
  • Vedação e serviços de impermeabilização.

Para os serviços de manutenção em altura, são utilizadas as técnicas de alpinismo industrial capazes de maximizar a eficiência dos trabalhos e entregar um serviço muito mais seguro e barato ao empresário.

Lembre-se que o contratante é corresponsável no caso de acidente de trabalho, então evite dor de cabeça e contrate empresas adequadas às exigências legais de trabalho em altura. Conte com quem tem experiência e qualificação no assunto.

A Top Team Brasil realiza os trabalhos em altura para garantir a manutenção industrial e manutenção predial.

Precisa de trabalhos em altura para manutenção industrial ou manutenção predial? Fale com a Top Team Brasil!


SOLICITE UM ORÇAMENTO

Trabalho e Soluções em Altura é com a Top Team Brasil.


Os campos com * são obrigatórios