A importância da manutenção do ambiente urbano

Confira as últimas notícias em nosso blog.

A importância da manutenção do ambiente urbano

A importância da manutenção do ambiente urbano

Será que é importante mantermos um ambiente urbano bem cuidado?

Com certeza sim!

Já comentamos aqui no blog sobre trabalhos em altura que impactam diretamente o cidadão, como os trabalhos que garantem a manutenção do ambiente urbano.

E devemos manter a atenção sobre esses trabalhos por vários motivos: a manutenção no ambiente urbano evita acidentes em prédios e estruturas; evita que o cidadão comum se aventure com trabalhos que parecem triviais - como uma poda de árvores, ou limpeza de fachadas - mas que devem ser realizados apenas por profissionais capacitados. Vejamos.


O que parece um trabalho simples, pode não ser

Os trabalhos em altura no ambiente urbano, com frequência, são confundidos com tarefas corriqueiras. Quem nunca viu alguém sem qualquer experiência escalando árvores para podá-las? Ou então se arriscando em alturas perigosas para uma simples limpeza?

São tarefas que requerem o mesmo cuidado que trabalhos executados no ambiente comercial ou na indústria, pois carregam risco de quedas, muitas vezes fatais, risco de choques elétricos, entre outros.

A manutenção e limpeza de fachadas, por exemplo, a poda de árvores, a coleta de lixo, a limpeza urbana como um todo, fazem parte de uma série de medidas de manutenção urbana que influenciam na qualidade de vida da sua população. E para realizá-las, temos empresas especializadas para tal, respaldadas em toda a técnica e normas impostas. Para os trabalhos em altura como limpeza de vidros, fachadas, telhados e trabalhos com pinturas e pichações, os critérios para a contratação das empresas são os seguintes:

  • Profissionais qualificados, experientes e com os cursos exigidos pela Norma Regulamentadora NR 35.
  • Planejamento, supervisão e execução adequada dos trabalhos em altura. O planejamento envolve a definição de equipamentos, materiais, profissionais envolvidos, bem como as especificidades de cada local.
  • Equipamentos obrigatórios de segurança. Vale relembrar que, segundo a Norma Regulamentadora 35, “considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda”. Os equipamentos devem ser específicos para cada trabalho e de acordo com o que dispõe a legislação.
  • Inspeções periódicas dos equipamentos de segurança, enquanto controle de qualidade e como demanda a legislação brasileira.
  • Comunicação adequada entre os profissionais responsáveis. A comunicação da equipe deve ser clara e objetiva, garantindo que os procedimentos sejam realizados da maneira correta.

Você sabia que o Brasil é um dos países que mais registra acidentes de trabalho? E um dos fatores que nos dá a 4º posição como país com mais acidentes é a falta de planejamento. Podemos estender este problema às negligências que causam os acidentes domésticos devido à manutenções realizadas pelo cidadão comum.

Um problema como este pode ser atribuído, em grande parte, à negligência em adotar as medidas necessárias de segurança em situações que, aparentemente, não requerem a segurança completa, ou alguns ambientes que exigem maior perícia para o bom desenvolvimento do trabalho.

Não negligencie quando o assunto é trabalho em altura e preze pela manutenção do seu ambiente urbano. Contrate profissionais qualificados para o bom desenvolvimento deste trabalho.

Pensou em trabalho em altura? Pensou Top Team Brasil!

Tags: Tags: trabalho em altura; nr 35; manutenção predial; manutenção industrial; acesso por corda; alpinismo industrial; prevenção; equipamentos de proteção individual; epis; treinamentos top team brasil; manutenção urbana; limpeza de pichações


SOLICITE UM ORÇAMENTO

Trabalho e Soluções em Altura é com a Top Team Brasil.


Os campos com * são obrigatórios

Artigos sugeridos